21/04/2021 às 11:10 Dicas para sua casa

Plano de mudança para uma casa menor em 3 etapas

309
3min de leitura

Mudar-se para uma nova casa costuma ser agridoce. Está animado com a mudança, mas triste por deixar uma casa tão cheia de lembranças. Se estivermos a falar numa mudança para uma casa menor, reduzir pode ser ainda mais difícil - um lugar menor pode significar que não tem espaço para todos os seus pertences atuais. 

Mas o downsizing também é uma oportunidade para renovar e começar de novo. Se se livrar da desordem, poderá preencher o seu novo lugar com as coisas que realmente ama, fazendo com que se sinta em casa!

Aqui estão três etapas para reduzir o tamanho sem sacrificar seus pertences importantes. 

1. Faça um plano 

Faça uma "viagem" ao seu novo local e meça o tamanho dos seus quartos e áreas de armazenamento. Este será o seu guia para saber quanto e o quê pode levar para a nova casa. É melhor subestimar do que superestimar. 

Ao decidir o que manter e o que se deve livrar, faça-o por etapas, umas de cada vez. Mudar é um grande trabalho e não precisa de fazer tudo de uma vez. Planeie fazer um pouco diariamente e dê sempre uma margem de erro para algum contratempo. 

Decida primeiro sobre a sua mobília. Mudar de um móvel grande para um móvel pequeno dar-lhe-á uma ideia melhor de quanto espaço ainda resta para preencher. 

2. Organize os seus pertences 

Vai usar? É fácil convencer-se de que algum dia ainda pode usar aquela camisa de à 10 anos atrás, que ainda tem as etiquetas. Mas se não a usou há dois anos, nem no ano passado, é provável que nunca o faça. 

Ao classificar, siga uma política restrita de sim / não - NENHUM "talvez" deverá ser permitido. Faça um monte de “sim” e um monte de “não” e obrigue-se a escolher. Se não está convencido de que o item merece um sim, então é um não. Montes de “talvez” significam mais trabalho para mais tarde. 

Decida como dividir o seu monte de “não”. Pode não querer ou precisar mais desses itens, mas eles provavelmente são úteis para outra pessoa. Itens especiais podem ser repassados a amigos ou familiares. Móveis, utensílios domésticos, roupas e outros itens em boas condições podem ser vendidos numa "venda de rua" ou pela internet, em sites como o OLX. Ou pode optar por doar itens reutilizáveis para organizações que ajudam famílias e pessoas carenciadas, tornando a sua tarefa muito mais simples. Qualquer coisa danificada deve ir para o lixo.

3. Preserve as suas memórias 

Digitalize as suas fotografias para economizar espaço e compartilhe-as facilmente com a sua família. Os álbuns de fotos ocupam muito espaço, e com que frequência realmente os vê? Arranje um porta-retratos digital e compile todas as suas fotos numa apresentação de slides giratória ou crie um protetor de ecrã, de apresentação de slides para a sua televisão ou computador. 

Algumas das fotografias e/ou itens que representam memórias, para ter certeza de que estão em boas mãos, passe-os para os seus filhos, netos ou amigos próximos. Eles vão adorar o presente e com certeza vai gostar de os ver a ser usados novamente.

Outra estratégia é dar uma nova vida às lembranças. Se gosta de artesanato, itens como esboços de filmes antigos, cartas e fotografias são perfeitos para scrapbooking, permitindo criar um registro das suas experiências. Ou faça peças de arte tridimensionais usando caixas de sombra. Reunir as suas memórias num só lugar tornará mais fácil apreciá-las. 

O downsizing é um processo emocional. Descobrirá itens que não vê há anos e terá que decidir o que fazer com eles. Dê a si mesmo algum tempo para relembrar e depois tome uma decisão. No entanto, lembre-se das suas novas limitações de espaço. Leve consigo o que é verdadeiramente valioso - deve apenas decidir levar consigo aquilo que é indispensável. 

Imagine: depois de concluir a sua mudança, poderá desfrutar da sua nova casa cercado pela sensação de um NOVO e refrescado lar. 

Até ao próximo artigo!

21 Abr 2021

Plano de mudança para uma casa menor em 3 etapas

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também gostou de

03 de Mai de 2021

5 formas de renovar a sua casa

21 de Abr de 2021

7 dicas para obter o máximo de conforto em dias cinzentos

08 de Out de 2021

Aumente a possibilidade da sua casa ficar "mais apetecível"

Logo do Whatsapp