26/05/2021 às 17:36 Mercado imobiliário

Qual o preço do m2 no distrito do Porto?

133
3min de leitura

O preço do m2 de um determinado apartamento ou moradia pode variar tendo em consideração vários aspetos. Inclusive, o preço do m2 do "apartamento A" situado no mesmo edifício do "apartamento B", pode variar consoante o andar, se este se encontra renovado ou não, se a sua exposição solar é diferente, entre muitas outras variáveis que influenciam diretamente o valor de mercado do m2.

Assim sendo, este artigo vai mostrar-nos as variações de valor entre os primeiros 5 meses do ano de 2020 (Janeiro a Maio) e os primeiros 5 meses do ano de 2021, no que diz respeito ao valor do m2, de apartamentos usados, no Distrito do Porto. Vamos ainda poder identificar um dado bastante valioso, que são as descidas de preço VS. as subidas de preço dos apartamentos usados no Distrito do Porto, também para o mesmo período.

Como é possível verificar no gráfico acima, o preço médio de um apartamento usado no Distrito do Porto, em Janeiro de 2020, era de 208.334 Euros, sendo que teve um ligeiro e progressivo aumento até ao mês de Maio do mesmo ano. O valor mais elevado pode encontrar-se em meados do mês de Março, onde o preço médio de um apartamento usado no Distrito do Porto era de 217.506 Euros.

Relativamente ao mesmo período, mas do ano de 2021, é notório que os preços médios dos apartamentos usados no Distrito do Porto se mantêm nivelados nos primeiros 5 meses do ano, estando estagnados nos 220.000 Euros, não existindo assim nenhum aumento ou diminuição significativa de valores.

Se comparar-mos o ano de 2020 com o ano de 2021, podemos verificar que existiu um ligeiro aumento no preço médio dos apartamentos usados no Distrito do Porto.

No que diz respeito ao preço médio do m2 dos apartamentos usados no Distrito do Porto, é possível verificar que, também como o preço médio dos apartamentos usados, existiu uma subida ligeira e constante desde Janeiro de 2020 a Maio de 2020. No início do ano de 2020, o preço médio do m2 era de 1.706 Euros, sendo que em Maio do mesmo ano esse valor já tinha subido para 1.789 Euros.

Relativamente ao início do ano de 2021, é possível verificar que o preço médio do m2 tem tido um aumento constante ao longo dos primeiros 5 meses do ano. Em Janeiro situava-se nos 1.854 Euros e no mês de Maio está já nos 1.907 Euros.

Podemos assim constar que o preço médio do m2 de apartamentos usados no Distrito do Porto, teve um aumento de mais de 100 euros do ano de 2020 para o ano de 2021, nos primeiros 5 meses do ano.

O gráfico que podemos observar acima, indica (a verde) as subidas de preço e (a vermelho) as reduções de preço, dos apartamentos usados no Distrito do Porto. Como é visível, em todos os primeiros 5 meses do ano de 2020, existiram mais reduções de preços do que o contrário, o que indica que, na maioria das situações, os apartamentos não estavam bem posicionados relativamente ao preço de mercado, o que fez com que existisse uma redução de preço.

É importante salientar os dados verificados no final do mês de Maio, onde existiram 120 subidas de preço e mais de 180 reduções de preço.

No ano de 2021, com a exceção do mês de Janeiro, onde a tendência foi contrária, todos os outros meses se verificaram mais reduções de preço do que subidas de preço. 

Os dados apresentados neste artigo, fazem com que tenha obrigatoriamente de existir um cuidado redobrado quando pensamos em colocar um apartamento à venda. Este deve ter um preço o mais aproximado possível do preço de mercado, pois com uma concorrência tão elevada, se o valor estiver desajustado, o mais provável é o seu apartamento ajudar a vender o apartamento do seu vizinho!

Até ao próximo artigo!

26 Mai 2021

Qual o preço do m2 no distrito do Porto?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também gostou de

19 de Mai de 2021

Quanto tempo demora a vender o meu apartamento?

07 de Out de 2021

Qual o valor do m2 de uma moradia T4 na Senhora da Hora?

06 de Out de 2021

Evolução do preço médio dos apartamentos em Matosinhos

Logo do Whatsapp